Saúde Suplementar tem agenda exclusiva na 8ª CONSEGURO

19 de Setembro de 2017

Saúde Suplementar tem agenda exclusiva na 8ª CONSEGURO

Maior evento do mercado de seguros do país abordará desafios, impactos de tecnologias e modelos de solvência com foco nas seguradoras de saúde

A 8ª edição da CONSEGURO, que começou nesta terça-feira (19/9) no Rio de Janeiro, reune autoridades, palestrantes nacionais e internacionais, executivos e lideranças do mercado segurador. Na programação, serão debatidos os temas de maior interesse da comunidade brasileira de seguros.

A abertura da conferência contou com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros; ministro das Cidades, Bruno Araújo; e o secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia.

O evento também terá palestras dedicadas aos desafios atuais da saúde suplementar, como a evolução tecnológica acelerada, solvência, relações com o consumidor e as novas demandas regulatórias.

“Este é um grande evento do mercado segurador brasileiro. E é também uma excelente oportunidade para reunir as grandes empresas do setor e debater questões relacionadas à Saúde Suplementar. Em três anos, a crise econômica expulsou quase dois milhões de beneficiários de planos de saúde, que ficaram se emprego e renda. As operadoras, por sua vez, registraram crescimento da despesa assistencial por beneficiário em quase 20%, em 2016, enquanto que e o IPCA acumulado em 12 meses está em 2,4558%. É uma conta que não fecha e, portanto, precisamos debater saídas”, ressaltou Solange Beatriz Palheiro Mendes, presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde). Solange Beatriz será uma das debatedoras do painel ‘Diversidade como Diferencial Estratégico no Setor de Seguros’.

A primeira palestra direcionada à saúde suplementar ocorrerá na terça-feira, às 15h15. Com a temática ‘Incorporação de Tecnologias e os Impactos na Operação e Precificação na Saúde Suplementar’, o professor Giácomo Balbinotto apresentará as dificuldades enfrentadas por gestores, em todos os níveis do sistema de saúde, ao decidir sobre quais tecnologias incorporar, ou não, aos planos de saúde. O debate contará com a participação do superintendente de Regulação da FenaSaúde, Sandro Leal. Também nesse horário, haverá a conferência de proteção do consumidor nas relações de saúde suplementar, com a participação de executivos de operadoras e da advogada Angélica Carlini.

Já na quarta-feira, dia 20/9, ocorrerão duas palestras que irão avaliar os modelos de solvência no mercado de saúde privado. O professor William Moreira Neto apresentará, às 17h15, os aspectos conceituais sobre esses padrões e os riscos aplicados aos mercados de seguro. Em seguida, o gerente de habilitação atuária e estudos de mercado da ANS, Washington Oliveira Alves, abordará a evolução do tema no âmbito da saúde suplementar considerando a IN14, a 2ª Câmara técnica de garantias financeiras e a Comissão permanente de solvência.

No último dia da CONSEGURO, será realizado o 2º Seminário de Riscos e Oportunidades Emergentes. O intuito é analisar os desafios da Saúde Suplementar em meio à crise econômica enfrentada no Brasil, a qual, além de reduzir o número de beneficiários individuais ou ligados a empresas, fez os planos de saúde repensarem alternativas para cortar custos sem comprometer a qualidade do serviço.

Enquanto a inflação geral tem caído, sucessivamente, deixando de ser um problema para os brasileiros, a inflação médica subiu de uma média de 14,5% para a casa dos 19% nos últimos quatro anos. Ainda, estima-se que dos gastos anuais de R$ 150 bilhões em saúde suplementar, R$ 40 bilhões sejam desperdiçados e a falta de controle pode fazer com que o serviço fique insustentável nos próximos anos. Executivos do setor, como Manoel Peres, da Bradesco Saúde; Irlau Machado, da Intermédica, e Helton Freitas, da Seguros Unimed, debaterão as questões, além de apontar os possíveis caminhos para melhoria do mercado de planos de saúde.

A 8ª CONSEGURO acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro, no Windsor Convention & Expo Center, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro e, para esta edição, está sendo estimada a presença de aproximadamente 1.000 pessoas. Outras informações no site de eventos  da CNseg: eventos.cnseg.org.br/eventos/evento/8-conseguro

*Permitida a reprodução desse material, desde que citada a fonte
© Copyright 2016 | CNseg | Rua Senador Dantas 74, 13º andar - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP 20031-205 | Tel. 21 2510 7777