Voltar ao topo

Nova versão das Tábuas Biométricas BR-EMS

01 de Julho de 2021 - Mercado

A partir de hoje passa a vigorar a nova versão das Tábuas Biométricas BR-EMS, que será referência para a comercialização de produtos do setor de seguros de vida e previdência privada aberta. Elas foram protocoladas pela FenaPrevi na Superintendência de Seguros Privados – SUSEP e serão divulgadas no site da Autarquia.

A versão 2021 das Tábuas foi apresentada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ ao Instituto Brasileiro de Atuária – IBA, em reunião realizada no dia 15/06, que contou com a participação da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida – FenaPrevi. Com base na apresentação realizada pelo Laboratório de Matemática Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Labma/UFRJ, o IBA referendou a nova versão das Tábuas Biométricas BR-EMS, que reflete a mortalidade e a sobrevivência da população protegida pelos seguros de pessoas e pelos planos abertos de caráter previdenciário.

As Tábuas Biométricas BR-EMS são tabelas construídas com estatísticas baseadas na experiência do mercado segurador brasileiro e utilizadas pelas empresas do setor para realizar os cálculos atuariais relacionados às rendas, precificação dos produtos, dentre outros.

A versão BR-EMS 2021 será divulgada também no site do IBA e, posteriormente, será publicada no portal da Society of Actuaries – SOA, dos EUA.