Voltar ao topo

Painel Revolução Científica avalia os impactos da medicina regenerativa

Dr. Anthony Atala vai expor avanços da área no VII Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência

02 de Outubro de 2014 - FenaPrevi

O painel sobre Revolução Científica, realizado no dia 28 de outubro, primeiro dia do VII Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência, às 12 horas, em São Paulo, terá palestra do cirurgião e pesquisador na área de medicina regenerativa, Dr. Anthony Atala.

Com a palestra “Medicina Regenerativa: Novas Técnicas e Abordagens na Saúde”, Dr. Atala irá mostrar os avanços nessa área e o impacto na vida das pessoas. Durante o debate será discutido o impacto desses avanços nos segmentos de seguros e previdência complementar aberta. O diretor estatuário de MetLife e também diretor da FenaPrevi, Washington Silva será o mediador e Rosana Techima Salsano, da Caixa Vida e Previdência será debatedora deste painel.

Entre os tópicos que o Dr. Anthony Atala irá expor estão:

  • Pacientes com órgãos degenerados ou danificados podem ser tratados com tecidos transplantados.
  • Há uma grande escassez de doadores de órgãos e tecidos.
  • Esta escassez está piorando anualmente devido ao envelhecimento da população. 
  • A medicina e engenharia regenerativa de tecidos aplicam os princípios de transplante de células, ciência dos materiais e a bioengenharia para a construção de substitutos biológicos que podem restaurar e manter a função normal dos tecidos adoecidos ou danificados. 
  • As células estaminais oferecem uma potencial fonte ilimitada de células para aplicação na fabricação de tecidos. 
  • Recentes avanços ocorridos na medicina regenerativa estão sendo reavaliados e revisitados.
  • Novas aplicações tecnológicas podem vir a oferecer opções terapêuticas para os pacientes com lesões de tecidos e falência de órgãos.

Sobre o palestrante – Anthony Atala, MD, é o diretor do Instituto da Universidade de Wake Forest de Medicina Regenerativa, professor e residente do Departamento de Urologia da Universidade de Wake Forest. Cirurgião e pesquisador na área de medicina regenerativa, seu trabalho atual se concentra na pesquisa do crescimento de novas células, tecidos e órgãos humanos. Atala tem 12 livros publicados, escreve para diversas publicações científicas e revistas especializadas no tema. Já recebeu vários prêmios conceituados na área e sua pesquisa foi listada como uma das dez maiores descobertas médicas da revista Times, em 2007, como uma das maiores histórias do ano pela revista Discovery e novamente pela revista Times como uma das cinco descobertas que mudarão o futuro de transplantes de órgãos em 2013. Ele publicou mais de 400 artigos em periódicos e recebeu mais de 200 patentes nacionais e internacionais. Serviço

O VII Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada será realizado entre os dias 28 e 29 de outubro, das 8 às 19 horas, no Hotel Unique, localizdo na Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 4700, JardimPaulista.

>> Confira a programação completa do evento.

>> Acompanhe todas as novidades sobre o VII Fórum pelo Facebook.